|  • APRESENTAÇÃO  |  CORPO EDITORIAL  |  NORMAS  | ÁREA TEMÁTICA  |  ANAIS ELETRÔNICOS ALED 2021  | LINK PERMANENTE EVEN3 |

APRESENTAÇÃO capes horizontal p

Anos 1990: mais especificamente, 1995, em Caracas, Venezuela, estudiosas e estudiosos do discurso construíram a Associação Latino-americana de Estudos do Discurso, a ALED. Desde esse início, há mais de duas décadas, intelectuais do discurso vêm compartilhando teorias e metodologias latino-americanas norteadas pelo exercício linguístico-discursivo crítico orientado à ação. A ALED, pois, tem sido um espaço de reflexão comprometida, atento à relação entre linguagem e sociedade, almejando a construção de práticas solidamente cidadãs.

Do passado para o presente. Anos 2020. No ano em que a ALED celebrou exatos 25 anos, fomos tomadas pela dura realidade da pandemia da Covid-19. Tudo orientava para que tivéssemos uma celebração à altura do marco, com reencontros, abraços, trocas acadêmicas e planos de continuidade, ainda mais pelo fato de a Universidade de Brasília (UnB) – em uma promoção de seu Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS-UnB), do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC-UnB), do Instituto de Letras (IL-UnB) e do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP-UnB) mais o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM-UnB); contando com o amparo da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – ter tido a honra de haver sido escolhida, uma vez mais, para sediar o colóquio da Associação no Brasil. Infelizmente, por conta da completa confusão que se instaurou no mundo (e de forma particular e inesquecível no Brasil), o evento precisou passar por uma profunda reestruturação, que culminou em seu adiamento para o ano seguinte.

O VIII Colóquio da ALED-Brasil (junto com seu III Instituto) ocorreu no também conturbado ano de 2021. O duplo evento, conectado com os debates atuais, resistiu às intempéries e defendeu o tema "Estudos do Discurso: interdisciplinaridade, interseccionalidade, relevância social". Desse modo, o VIII Colóquio e III Instituto da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso - ALED-Brasil, comprometido com seu propósito, de forma coletiva e ousada, logrou ser construído, de forma inédita, inteiramente on-line. Apesar do desafio, vivenciamos bem-sucedidos cinco dias (22 a 26 de março) de intensos debates e reflexões sobre os pontos indicados na temática do evento. O colóquio promoveu discussões sobre questões teórico-metodológicas acerca dos estudos do discurso e reflexões sobre as contribuições desses estudos para as prementes questões sociais da atualidade. A programação incluiu uma oficina reflexiva, cinco conferências, três mesas-redondas, oito minicursos e sessões de comunicações e pôsteres. Sem dúvidas, foi, em diversos sentidos, memorável, histórico.

Com a publicação destes anais, estendemos a celebração concretizada no VIII Colóquio da ALED-Brasil, compartilhando boa parte dos trabalhos que compuseram e abrilhantaram o sucesso do evento. São textos completos das pesquisadoras e pesquisadores que embarcaram conosco na aventura de insistir, mesmo em situações fortemente adversas e que, aqui, como resistência acadêmica, juntam-se à trajetória inspiradora da ALED-Brasil.

Por fim, gostaríamos de agradecer a participação de toda e cada pessoa que contribuiu para o evento; igualmente, àquelas que continuam acreditando que os espaços acadêmicos são sim um meio de atingir mudanças e conquistas cidadãs no enfrentamento de contextos de negligência, opressão e crueldade. A ALED é – e se manterá – como um reduto para o encontro dessa gente insistente-resistente que não alimenta a ingenuidade diante de um mundo biológica e simbolicamente pandêmico. Em 2021, tão distantes e tão conectadas, mostramos, novamente, os estudos do discurso como um canal efetivo para que a luta social esteja sempre presente e que nossas contribuições sejam de fato socialmente relevantes.

Boa leitura!

Gersiney Santos