O Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (Nelis) congrega profissionais da comunidade acadêmica, de instituições públicas e privadas, e da sociedade civil, com o propósito de debater questões ligadas à relação entre linguagem e sociedade. O conceito de linguagem adotado pelo núcleo é o de linguagem como prática sociocultural (discurso).

O NELiS é uma reformulação do Núcleo de Estudos de Linguagem e Ideologia (Neli), criado no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) pelo Ato da Reitoria N. 134/87, de 30 de março de 1987. No primeiro semestre de 2004, o Neli realizou reuniões para debater a reformulação do núcleo. A justificativa principal para a reformulação é a necessidade de criação de uma agenda de discussões sobre as transformações das práticas socioculturais.

Como sugerem diversos teóricos contemporâneos, a  linguagem como discurso contribui para essas transformações.  Dessa forma, o núcleo propõe contribuir para o estudo e a compreensão das relações entre linguagem e sociedade. Alguns dos processos sociais que já vêm sendo investigados pelo núcleo referem-se à mídia, ao ensino fundamental e médio, à alfabetização de jovens e adultos, ao ensino no contexto eletrônico, ao letramento, às relações de gênero, às práticas identitárias, à violência, ao meio ambiente, aos movimentos sociais, à saúde, à extrema pobreza. Além da realização de pesquisas, o núcleo tem contribuído para a formação de recursos humanos, com a oferta de cursos de módulo livre e de extensão.

A contribuição do NELiS para os estudos críticos do discurso no Brasil é inestimável, e isso se deve, em grande medida, aos esforços empreendidos por Izabel Magalhães. Ao longo de 20 anos de atividade, o Núcleo promoveu pesquisas, eventos, publicações e debates. Além de sua vocação como espaço de interação e debate, o NELiS também trabalha para a formação de pesquisadores/as. Por isso, realiza, todos os semestres, encontros para a discussão de textos e para a apresentação de pesquisas em andamento. Nesse sentido, o NELiS tem realizado, por exemplo, os Ciclos de Debate Linguagem e Sociedade, os Encontros de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica, os Encontros de Estudo sobre diversos temas, o Seminário Práticas Socioculturais e Discurso. Tomando em consideração o trabalho realizado há quase duas décadas, os membros do Núcleo, em reunião no dia 24 de maio de 2004, decidiram mudar seu nome para Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS).

Um ponto a ressaltar é a organização de visitas à Universidade de Brasília de estudiosos de outras instituições no país e no exterior. Alguns dos visitantes foram: Jacob Mey (Universidade Odense, Dinamarca), Marilyn Martin-Jones (Universidade de Lancaster, Grã-Bretanha), Norman Fairclough (Universidade de Lancaster, Grã-Bretanha), David Barton (Universidade de Lancaster, Grã-Bretanha), Mary Hamilton (Universidade de Lancaster, Grã-Bretanha), Jenny Thomas (Universidade de Lancaster, Grã-Bretanha), Fiona Frank (Universidade de Lancaster, Grã-Bretanha), Danilo Marcondes de Souza Filho (PUC-RJ), Eni P. Orlandi (Unicamp), Angela Kleiman (Unicamp), Maria José Coracini (Unicamp), Kanavillil Rajagopalan (Unicamp), Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ), Solange Maria de Barros (Unemat).

O Núcleo também é co-responsável, há mais de 15 anos, pela publicação dos Cadernos de Linguagem e Sociedade, periódico indexado e com conselho consultivo internacional. Nos últimos anos, os esforços da professora Denize Elena Garcia da Silva foram fundamentais para garantir acesso livre, pela Internet, aos textos publicados nos Cadernos e para sua inclusão em indexadores internacionais.

Objetivos do NELiS

•    Realizar pesquisas e eventos científicos, de caráter interdisciplinar, que contraponham a teoria e a prática no estudo da linguagem nas práticas sociais.
•    Estudar propostas de estudo crítico da linguagem nos diversos contextos sociais.
•    Investigar a linguagem nos processos de transformação sociocultural, fornecendo subsídios, bem como promovendo o debate sobre o ensino fundamental e médio, a alfabetização de jovens e adultos/as, o contexto eletrônico de ensino, o discurso da mídia, as relações de gênero, a questão social, as práticas identitárias raciais e étnicas, a violência, a questão da saúde, os movimentos sociais, a extrema pobreza e o meio ambiente.
•    Contribuir para a formação de recursos humanos.
•    Desenvolver parcerias com outros núcleos temáticos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam), com departamentos da Universidade de Brasília e com outras instituições.

Atividades do NELiS

Como núcleo interdisciplinar, o NELiS coordena atividades voltadas para a linguagem nas práticas sociais da mídia, da educação, da política, da cultura e da saúde, em consonância com os objetivos propostos. Destacamos as seguintes atividades:

•    realização de simpósios, seminários, encontros, cursos e palestras;
•    organização de visitas à Universidade de Brasília de pesquisadores/as de outras instituições, do Brasil e do exterior;
•    organização e oferta de cursos de extensão;
•    organização de publicações.

Estrutura do NELiS

São membros do NELiS professores/as, pesquisadores/as e estudantes da Universidade de Brasília, e profissionais de outras instituições públicas e privadas, que participam de projetos de pesquisa e de atividades organizadas pelo Núcleo.


Visitantes Online

Temos 12 visitantes e Nenhum membro online