LogoDeitada

O VII Colóquio e II Instituto da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso – ALED-Brasil serão realizados no período de 6 a 10 de agosto de 2018. O duplo evento terá como tema "Discurso, Política e Direitos: por uma análise de discurso comprometida".

A ALED

A Associação Latino-americana de Estudos do Discurso foi criada em Caracas, na Venezuela, em 1995, e congrega estudiosas e estudiosos do discurso de diversas tendências teóricas em países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, México, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Desde a sua criação, a ALED realiza, de dois em dois anos, em um dos países membros, congressos internacionais, com a participação da comunidade latino-americana de analistas de discurso. O próximo congresso internacional da ALED será realizado em 2019, na República Dominicana.

Se ainda não se associou, ASSOCIE-SE À ALED! Saiba mais clicando aqui.

A ALED-Brasil

Cada um dos países membros da ALED conta com uma delegada nacional, que, nos anos em que não há congresso internacional da ALED, realiza em seu país um colóquio de estudos. No Brasil, já foram realizados seis colóquios; o primeiro foi realizado na Universidade de Brasília, em 2006, e o último foi em São Carlos em 2016. No ano de 2018, a Universidade de Brasília tem novamente a honra de ser a anfitriã do colóquio da ALED no Brasil, desta vez em sua sétima edição.

O VII Colóquio e II Instituto da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso – ALED-Brasil serão realizados no período de 6 a 10 de agosto de 2018. O duplo evento terá como tema "Discurso, Política e Direitos: por uma análise de discurso comprometida" e será promovido pelo Laboratório de Estudos Críticos do Discurso – LabEC e pelo Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade – NELiS, da Universidade de Brasília - UnB.

O colóquio promoverá discussões sobre questões teórico-metodológicas acerca dos estudos do discurso, bem como refletirá sobre as contribuições desses estudos para as prementes questões sociais atualidade. A programação inclui quatro conferências, duas mesas-redondas, seis minicursos e sessões de comunicações e pôsteres. As sessões serão organizadas nos seguintes eixos temáticos:

• Teorias de discurso
  • Métodos de análise de discurso
  • Discurso e direitos
  • Discurso e política