Selecionado em edital para publicação de livros didáticos do Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília, o livro Leitura e produção de textos na universidade: roteiros em aula foi publicado pela Editora UnB.

 

De autoria de Viviane de Melo Resende e Viviane Vieira, o livro é resultado da experiência das autoras, na Universidade de Brasília, como professoras de diferentes disciplinas que envolvem leitura e produção de texto, trabalhando com turmas mistas, aquelas que reúnem estudantes de diferentes cursos de graduação, e com turmas específicas do curso de Letras. Para ambos os casos, desenvolveram um método baseado em conceitos discursivos, como a noção de gêneros, para fazer com que os/as alunos/as compreendam a relevância da reflexão sobre sua prática com textos no contexto da vida acadêmica.


Isso porque quando começaram a trabalhar com essas turmas, as autoras perceberam que, muitas vezes, os/as alunos/as apresentavam resistência em relação à disciplina, tendendo a considerá-la ‘perda de tempo’. É claro que isso era um mito em relação ao curso, e trataram de buscar desconstrui-lo por meio de uma proposta mais prática, voltada para o trabalho ativo com textos.


O livro apresenta-se em quatro ‘percursos’, já que utiliza-se a metáfora dos ‘roteiros’ de aulas. O/A professor/a e sua turma poderão adaptar os roteiros a suas necessidades, mas as autoras acreditam que os roteiros estão apresentados na ordem mais adequada, já que partem de noções básicas a respeito da natureza da linguagem para só ao final chegarem aos gêneros específicos da academia.


← Retorna 'Publicações'