O Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade da Universidade de Brasília promoveu, nos dias 4 e 5 de março de 2013, a oficina “Utilização da ferramenta computacional WordSmith Tools em Análise de Discurso”, ministrada pela Profa. Dra. Leila Bárbara (PUC-SP).

WordSmith Tools, criado por Mike Scott e publicado pela Oxford University Press,consiste em um pacote de programas integrados entre si e veiculados em três ferramentas principais, WordListConcordance e Keywords, que disponibilizam uma série de recursos para a análise de aspectos da linguagem (Scott, M.R. WordSmith Tools 5.0. Software for text analysis. Oxford: Oxford University Press, 2010). Trata-se de uma abordagem funcional com uma visão de linguagem como sistema probabilístico.

A base analítica da oficina foi a Linguística Sistêmico-Funcional, voltada para a Análise de Discurso Crítica, mas o curso não foi limitado a quem já dominava esses campos .

Aberto à comunidade e tendo como público alvo estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília, docentes e pesquisadores/as em Linguagem e Sociedade e áreas afins, o curso objetivou discutir conhecimentos básicos da ferramenta WordSmith Tools para a utilização desse suporte computacional em pesquisas discursivas. A oficina foi organizada em aulas presenciais, ministradas pela Profa. Dra. Leila Bárbara, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (oito horas), seguidas de discussão em fóruns online.

A parte presencial do curso foi realizada em 4 e 5 de março de 2013, no Auditório do CEAM (Edifício Multiuso 1, Bloco A, primeiro andar), Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília.

Dra. Denize Elena Garcia da Silva – Coordenadora

Dra. Viviane de Melo Resende