Data: Março a Julho de 2017

Local: Auditório Ceam/UnB

De março a julho de 2017, o Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) promove o Ciclo de estudos Sentirpensar a decolonialidade (feminista). Com uma proposta de abordagem introdutória dessa temática, desde uma perspectiva mais geral rumo a um foco mais específico no feminismo negro decolonial, o Ciclo será conduzido em 20h presenciais e 10h de estudos individuais.

Todos os encontros do ciclo acontecerão de 15h a 17h30 no Auditório do CEAM (Ed. Multiuso 1, primeiro andar).

As inscrições, gratuitas, devem ser efetuadas a partir de 20 de março no Interfoco.

21/03 - A estruturação do conhecimento nas universidades ocidentalizadas

Acolhimento; Apresentação do programa; Palestra introdutória

Texto base: GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Soc. estado. [online]. 2016, vol.31, n.1 [cited 2017-03-03], pp.25-4.

28/03 - Registro dos saberes e fazeres das parteiras do DF e entorno

Esse dom que Deus me deu - Profa. Dra. Silvéria Maria dos Santos (palestrante convidada)

11/04 - América Latina e giro decolonial - Leitura prévia e discussão.

Textos base: BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2013, n.11, pp. 89-117.

CANDAU, Vera. Entrevista. In Revista Novamérica, jan-mar 2016, n. 11, pp. 4-17.

25/04 - “Más allá de la razón hay un mundo de colores” -

Leitura prévia e discussão.

Textos base: ACHINTE, Adolfo Albán. Conocimiento y lugar: “más allá de la razón hay un mundo de colores". In Más allá de la razón hay un mundo de colores : modernidades, colonialidades y reexistencia. Santiago de Cuba: Editorial Oriente, 2013, pp. 3-32.

MARTÍNEZ, Orlando Vergés. Notas de presentación. In Más allá de la razón hay un mundo de colores : modernidades, colonialidades y reexistencia. Santiago de Cuba: Editorial Oriente, 2013, pp. V-VIII.

09/05Decolonialidade e perspectiva (feminista) negra.

Leitura prévia e discussão.

Textos base: BERNARDINO-COSTA, Joaze and GROSFOGUEL, Ramón.Decolonialidade e perspectiva negra.Soc. estado.[online]. 2016, vol.31, n.1 [cited 2017-03-03], pp.15-24.

COLLINS, Patricia Hill.Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro.Soc. estado.[online]. 2016, vol.31, n.1, pp.99-127.

23/05 - Feminismo decolonial: uma ruptura com a visão hegemônica eurocêntrica racista e burguesa

Leitura prévia e discussão.

Textos base: BARROSO, José Maria. Feminismo decolonial: una ruptura con la visión hegemónica eurocéntrica, racista y burguesa. Entrevista con Yuderkys Espinosa Miñoso. In Iberoamérica Social: revista-red de estudios sociales III, 2014, pp. 22 - 33.

BARROSO, José Maria. Descolonizando. Diálogo con Yuderkis Espinosa Miñoso y NelsónMaldonadoTorres. In Iberoamérica Social: revista-red de estudios sociales VI, 2016, pp. 8-26.

06/06Amefricanizando o feminismo: o pensamento de Lélia Gonzalez

Leitura prévia e discussão.

Texto base: CARDOSO, Cláudia Pons. Amefricanizando o feminismo: o pensamento de Lélia Gonzalez. Rev. Estud. Fem. [online]. 2014, vol.22, n.3, pp.965-986.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? A necessidade de entender que existem várias mulheres e especificidades. In Carta Capital, março 2015. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/blogs/escritorio-feminista/quem-tem-medo-do-feminismo-negro-1920.html, acesso em 03 de março de 2017.

27/06Apresentações

04/07Apresentações, avaliação do Ciclo, fechamento.

← Retorna 'Seminários'