image image
NÚCLEO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE O Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) congrega profissionais da comunidade acadêmica, de instituições públicas e privadas, e da sociedade civil, com o propósito de debater questões ligadas à relação linguagem-sociedade. O conceito de linguagem adotado pelo núcleo é o de linguagem como prática sociocultural (discurso). Leia Mais
CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE
Cadernos de Linguagem e Sociedade (CLS) é um periódico multidisciplinar que tem como principal objetivo a publicação de pesquisas que abordem relações entre a análise de discurso, o texto e as ciências sociais. Tais relações são definidas da seguinte forma: teoria e análise das relações entre o texto e a interação verbal, de um lado e de outro, as práticas sociais, políticas e culturais. Os trabalhos publicados nos Cadernos de Linguagem e Sociedade estão disponíveis aqui.
Leia Mais

Nossas Ações

Feature 1

Seminários

Conheça alguns de nossos seminários

Leia Mais

Feature 2

Projetos

Conheça alguns de nossos projetos

Leia Mais

 

Feature 3

Publicações

Conheça algumas de nossas publicações

Leia Mais

 

BanerHorizontal corrigido

 



OBJETIVOS     O EVENTO     PROGRAMAÇÃO     INSCRIÇÕES     INFORMAÇÕES ÚTEIS





  • Fortalecer a rede de pesquisadores/as latino-americanos/as já constituída no âmbito da REDLAD – Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica sobre a Pobreza Extrema.
  • Construir espaços acadêmicos interdisciplinares que contribuam para o estudo e a explanação crítica de processos de exclusão e resistência articulados ao tema da pobreza extrema na América Latina.
  • Fortalecer espaços de diálogo acadêmico que favoreçam formas de construção e apropriação de conhecimento, conduzindo ao desvelamento crítico de processos sociais fundamentais na América Latina, na perspectiva das implicações derivadas de processos de exclusão relacionados à pobreza extrema.
  • Debater formas de resistência aos processos de exclusão social, notadamente aquelas associadas à mobilização da sociedade na luta pela garantia de direitos sociais.
  • Garantir formas de participação e diálogo entre pesquisadores/as latino-americanos/as comprometidos/as com os estudos críticos do discurso sobre formas de exclusão, especialmente aquelas associadas a contextos de pobreza extrema na América Latina, nos campos das ciências humanas e sociais, e em espaços interdisciplinares.

Projetos Recentes